MARCELO YUKA

BIOGRAFIA
Marcelo Yuka

Marcelo Yuka

  • Nome completo:

    Marcelo Fontes do Nascimento Viana de Santa Ana
  • Nome artístico:

    Marcelo Yuka
  • Nascimento:

    31/12/1965(53 anos)
    Brasil
    RJ
    RIO DE JANEIRO
  • Faleceu:

    18/1/2019 (há 1 ano)
    Brasil
    RJ
    RIO DE JANEIRO
  • Instrumentos:

    Bateria, Bateria,
  • Integrante:

    O Rappa
    1993
    (entrou)
    2001
    (saiu)
    F.U.R.T.O
    2004
    (entrou)
    18/1/2019
    (saiu)
  • É fundador:

    O Rappa
    1993
    (fundação)
Marcelo Fontes do Nascimento Viana de Santa Ana, mais conhecido como Marcelo Yuka, nascia no Rio de Janeiro, em 31 de dezembro, de 1965. Ele foi um músico muito engajado politicamente. Yuka é um dos fundadores de O Rappa, onde tocava guitarra. Ficou conhecido com um dos [b]maiores compositores dos anos 90[b] e escrevia as maiorias das músicas da banda sempre com um teor social e crítico.

Em 2000 foi baleado e ficou paraplégico, e após se recuperar, brigou com os integrantes do Rappa e em 2001, saiu da banda. Eles discordavam sobre o rumo que a banda estava tomando. A relação é de inimizade até hoje.

Sempre atuando socialmente, junto com o Afrorregae ele criou a FASE - Federação de Órgãos para Assistência e Educação do Rio de Janeiro. Também fundou o grupo e a ONG F.Ur.T.O - Frente Urbana de Trabalhos Organizados que luta por mais pesquisas com células-tronco para ajudar os deficientes a voltarem a andar. Também faz parte do B.O.C.A - Brigada Organizada de Cultura Ativista que é uma ONG que leva atividades culturais para os presídios.

Por toda essa vontade de viver em um mundo melhor, com menos desigualdades, ele foi convidado e aceitou ser candidato a Vice-Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro na chapa do Deputado Marcelo Freixo em 2012.

Além disso, está gravando o seu Programa de TV chamado "Eu Desafio o Mundo Sem Sair da Minha Casa" que será exibido pela Play TV e finalizando seu novo disco “Canções para depois do ódio” , em que fala sobre a sua depressão e como a venceu, com as participações de Marisa Monte, Céu, Seu Jorge, Letícia Sabatella, entre outras. Yuka também está produzindo Mestiço, um projeto de "Eletro-indígena-hardcore” com músicas que tratam das questões indígenas. Está bom? Mas ainda te mais. Yuka também está lançando a sua biografia que se chama "Não Se Preocupe Comigo", pela editora Sextante e se expressando através das artes plásticas.

O musico faleceu em 18 de janeiro de 2019, no hospital Quinta D'or, onde estava internado, vítima de infecção generalizada. Seu corpo foi enterrado no Cemitério de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.
MÚSICAS
COMPOSTAS POR MARCELO YUKA
Add todas
    COMENTÁRIOS