BIOGRAFIA Crystal Castles

Crystal Castles é um duo originário de Toronto, formada em dezembro de 2003 pelo multi-instrumentista Ethan Kath e a vocalista Alice Glass.

A banda foi nomeada depois das frases “O destino do mundo está seguro em Crystal Castles” e “Crystal Castles, a fonte de todo o poder”, ambas frases referindo-se ao personagem de ficção da fortaleza de She-Ra no céu. Eles são conhecidos pelo seu melancólico som de lo-fi e explosivas apresentações ao vivo. Seu álbum de debut foi incluído na lista dos “50 álbuns da década” da NME e a revista Loud and Quiet os descreveu como “a mais emocionante e original banda no mundo atualmente”.

A banda era inicialmente um projeto solo de Ethan, até que ele acabou descobrindo que Alice cantava em uma banda de noise-punk, e pensou que havia achado o “ingrediente perdido” da sua música. Em 2004, Ethan deu 60 faixas instrumentais para Alice e, em 2005, ela já tinha gravado vocais para cinco músicas. O primeiro single da banda, Alice Practice, era, na verdade, Alice testando seu microfone. Ela não sabia da existência da gravação até que a Merok Records pediu para lançar a faixa em vinil. O lançamento limitado foi completamente vendido em três dias.

Em 18 de março de 2008, eles lançaram o debut Crystal Castles. O disco alcançou o 47º lugar nas paradas do Reino Unido, 6º na americana de álbuns eletrônicos, 13º na US Top Heatseekers e 32º na de álbuns independentes americanos. A banda recebeu ótimas críticas e o álbum ficou na 39º posição da lista da NME para álbuns da década. Eles lançaram quatro singles: Alice Practice, Crimewave (Crystal Castles vs Health), Air War e Courtship Dating.

Na metade de 2008, o duo estava envolvido em duas controvérsias relacionadas à permissão para uso de imagens e samples nas suas primeiras canções que não foram lançadas. A banda usou a artwork de Trevor Brown, que mostrava a cantora Madonna, sem permissão, além de Ethan ter usado um sample sem permissão do artista, no começo de sua carreira.

Em 23 de abril de 2010, o grupo lançou seu segundo disco, Crystal Castles ( II ). Junto com ele, foram lançados os singles Doe Deer, Celestica e Baptism. No final de 2010, a banda lançou o single Not In Love, com a participação de Robert Smith, do The Cure, nos vocais.

Fonte:Lastfm