BIOGRAFIA Hinder

Hinder surgiu em 2001, na cidade de Oklahoma nos Estados Unidos.
Seu núcleo inicial era formado por Joe Blower e Cody Hanson, que encontraram o futuro vocalista da banda, Austin Winkler fazendo covers em uma festa do colégio.
Após cerca de um ano com apenas os três como integrantes fixos, começaram a trazer mais um ou dois amigos, eventualmente, para reforçar a sonoridade da banda.
A princípio, não havia interesse em “aumentar” o número de integrantes, mas logo perceberam que “cinco era mesmo melhor que três”, entretanto, demoraram um pouco a achar a formação ideal, que só alcançou o “equilíbrio” com a chegada de Mark King e Mike Rodden.
Estava então fechada a formação da banda.
Em 2003 lançaram um EP independente, e em 2005 assinaram contrato com a gravadora UNIVERSAL, para o lançamento do seu primeiro álbum solo:

“Extreme Behavior” foi lançado em Janeiro de 2006, o álbum vendeu mais de 2.500.000 cópias, e tornou o Hinder a banda de maior sucesso nos estados unidos em 2006, permanecendo no TOP 100 da Billboard por 77 semanas, e quebrando recorde após recorde em vendagem.
O primeiro single da banda, ”Lips Of An Angel” foi uma das músicas mais executadas nos EUA, ficando em primeiro lugar no TOP 5 da Billboard por 3 semanas, e apenas sua versão digital vendeu mais de 1.800.000 cópias e quebrou vários recordes de execução e tempo te permanência em vários rankings.