BIOGRAFIA Janis Joplin

"Posso não durar tanto quanto as outras cantoras, mas sei que posso destruir-me agora se me preocupar demais com o amanhã." - Janis Joplin
Janis Joplin nasceu na cidade de Port Arthur, Texas, nos Estados Unidos. Ela cresceu ouvindo músicos de blues, tais como Bessie Smith e Big Mama Thornton. Foi na Universidade do Texas, na cidade de Austin, que Janis Joplin começou a cantar blues e folk com amigos.
Cultivando uma atitude rebelde, Janis Joplinse vestia como os poetas da geração beat, mudou-se do Texas para San Francisco em 1963, morou em North Beach, e trabalhou como cantora folk. Por volta desta época seu uso de drogas começou a aumentar, incluindo a heroína. Janis Joplinsempre bebeu muito em toda a sua carreira, o uso de drogas chegou a ser mais importante para ela do que cantar, e chegou a arruinar sua saúde.
Depois de retornar a Port Arthur para se recuperar, ela voltou para San Francisco em 1966, onde suas influências do blues a aproximaram do grupo Big Brother & The Holding Company, que era popular entre a nascente comunidade hippie em Haight-Ashbury. A banda ganhou destaque no Festival Pop de Monterey, com uma versão da música "Ball and Chain" e os marcantes vocais de Janis Joplin.
Ao sair da banda Big Brother, Janis Joplin formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou em I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969). O grupo se separou, e Janis Joplin formou então o Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o álbum Pearl (1971), lançado após sua morte.
Janis Joplin morreu de overdose de heroína em 4 de outubro de 1970, em Los Angeles, Califórnia, com apenas 27 anos. Foi cremada no cemitério-parque memorial de Westwood Village, em Westwood, Califórnia, e suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico. O filme The Rose, com Bette Midler no papel deJanis Joplin, baseou-se em sua vida.
Ela hoje é lembrada por sua voz forte e marcante, bastante distante das influências folk mais comuns em sua época, e também pelos temas de dor e perda que escolhia para suas músicas.