BIOGRAFIA Saliva

Saliva é uma banda de rock dos Estados Unidos formada em 1996 na cidade de Memphis. É formada por Josey Scott (vocal), Wayne Swinny (guitarra solo), Dave Novotny (baixo), Paul Crosby (bateria) e Jonathan Montoya (guitarra rítmica). A banda faz uso de técnicas do hard rock e grunge, bem como um pouco de nu metal em seus álbuns mais antigos.

História

A banda foi formada em Memphis, Tennessee, em setembro de 1996. Depois de competir na National Academy of Recording Arts & Sciences Grammy Showcase, onde avançou até a rodada final na cidade de Nova York, o grupo lança de forma independente o seu auto-intitulado álbum de estréia, que vendeu mais de 10 mil cópias na sua região, fazendo a gravadora Island Records os contratarem. Em sua estréia na Island eles lançam Every Six Seconds em 2001, seguido pelo álbum Back into Your System, em 2002, que incluía os compactos "Always" e "Rest in Pieces", co-escrito por James Michael e Nikki Sixx do Mötley Crüe. A banda excursionou em 2003, abrindo shows para Kiss e Aerosmith. A banda então lança Survival of the Sickest em 17 de Agosto de 2004 atingindo a #20 colocação na Billboard 200.

Em 29 de Maio de 2005, o guitarrista Chris D'abaldo anunciou que tinha deixado a banda, alegou a saída por diferenças dentro do grupo. Então pouco depois ele voltou atrás em sua declaração e pediu desculpas, declarando no site da banda que "estamos trabalhando e estamos ansiosos para gravar um novo álbum ainda este ano".[1] No entanto, no site a banda se desculpou mais uma vez pela confusão e confirmou que, devido a "diferenças criativas", D'abaldo está, de fato, deixando a banda, mas que o Saliva iria continuar com sua caminhada. Logo após a saída de D'abaldo, Jonathan Montoya entrou em seu lugar.

O Saliva lança um novo álbum em 23 de Janeiro de 2007 intitulado Blood Stained Love Story. O compacto, intitulado "Ladies & Gentlemen" foi lançado nas rádios e se tornou o #2 na Billboard.com e no gráfico US Mainstream Rock. Também foi incluído uma música da banda na trilha sonora de um comercial da Sony para o PlayStation 3, que também pode ser ouvida em seu perfil no MySpace. O segundo compacto lançado fora do álbum foi "Broken Sunday", que alcançou #8 no gráfico Mainstream Rock, e esteve freqüentemente no top 20 da Sirius Satellite Radio.

Em uma entrevista para Rockline Radio, a banda anunciou que havia escrito uma grande quantidade de material novo, e estavam voltando para o estúdio com Bob Marlette em um futuro próximo para iniciar no seu sexto álbum.

Em uma entrevista ao WWE no dia 27 de fevereiro, Josey disse: "Estamos pronto para ir ao estúdio provavelmente em meados de maio e gravar nosso próximo trabalho.[2] A banda excursionou com o Sevendust na Coreia do Sul, Japão e uma breve passagem pela Europa em julho 2008.

Em 30 de Abril de 2008, as rádios americanas começaram a tocar uma nova música da banda intitulada "Don't Question My Heart", com Brent Smith, do Shinedown. A canção pode ser encontrada no álbum WWE The Music, Vol. 8, da trilha sonora do programa ECW. O sexto álbum de estúdio do Saliva, intitulado Cinco Diablo, foi lançado em 16 de Dezembro de 2008.

Integrantes
Atuais

Josey Scott – vocais
Wayne Swinny – guitarra solo
Dave Novotny – baixo
Paul Crosby - bateria
Jonathan Montoya - guitarra rítmica

Anteriores

Chris D'abaldo – guitarra rítmica
Todd Poole – bateria