BIOGRAFIA Victor e Léo

“Fada, fada querida, dona, da minha vida.” Quando penso em Victor e Leo, logo me vem à cabeça a música “Fada” que estourou e foi muito tocada nas rádios e programas de TV. Mas o sucesso não veio assim de uma hora para a outra para a dupla. Eles ficaram mais de 10 anos cantando em bares e eventos. Mas com muito talento, perseverança e boca a boca, os irmãos que nasceram do interior de Minas Gerais são hoje uma das maiores duplas sertanejas do Brasil. Misturando sertanejo com folk, pop, romantismo e moda de viola, eles atraem fãs de todas as idades, inclusive criança. E Victor e Leo não são apenas cantores, eles também são produtores, compositores, músicos e arranjadores. Aliás, Victor está entre os cinco maiores arrecadadores de direitos autorais segundo o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).

Irmãos cantores

O contato com o mundo sertanejo começou ainda na infância. Os irmãos que nasceram em Ponte Nova, Minas Gerais e foram criados em Abre Campo (MG), em ouviam, junto com o seu avô, canções regionais sertaneja na voz de Almir Sater e Sérgio Reis. E como eles eram apaixonados por música e se dava muito bem, embora tenham personalidades bem diferentes, resolveram montar uma dupla.

Em 1992 eles começaram a se apresentar em Abre Campo, mas em 1994 se mudaram para a capital Belo Horizonte e por sete anos cantaram em bares, feiras... e estudaram canto. Para dar um up na carreira, em 2001 eles se mudaram para São Paulo e continuaram se apresentando na noite.

Eles começam a lançar CD

Em 2002 eles lançam o primeiro CD “Victor e Leo” pela gravadora Number One com as canções “Não vá Pra Califórnia”, “Esse Alguém Sou Eu”, “Não minta pra Mim” e “Deus e Eu no Sertão”, que estourou em outro CD “Vida Boa”. O CD não tem muita repercussão, mas a dupla segue lutando por um lugar ao sol.

Em 2003 eles saem da gravadora e lançam “Vida Boa” de forma independente. As músicas “Vida Boa”, “Fada”, “Deus e Eu no Sertão” fazem sucesso e o álbum ainda tem “Amigo Apaixonado”, “Vou pra Roça”, “Paraíso” e Meu Eu em Você”, que é composta pela cantora sertaneja Paula Fernandes que ainda não estourou.

O sucesso enfim acontece

Em 2005 chega às lojas “Victor & Leo Ao Vivo” que tem produção e arranjos da própria dupla. Os sucessos ficam por conta das inéditas “Lembrança de Amor”, “Sinto Falta de Você”, “Chuva de Bruxaria” e “Jogo da Vida”, mas eles também soltam a voz nas já conhecidas na voz de outros cantores “Quem de Nós Dois, “60 Dias Apaixonado” e “Telefone Mudo”, além de “Vida Boa”, "Fada" e "Amigo Apaixonado". Foi aqui que eles estouraram! Acredita-se que mais de 2 milhões de cópias deste disco foram pirateadas. A dupla ganha o Brasil e é sucesso por onde passa.

Em 2007 eles fecham um contrato com a Sony BMG e relançam o CD “Ao Vivo” com outra capa. Apensar da pirataria, eles ainda arrebentam nas vendas e garantem disco de ouro e de platina triplo.

Ainda neste ano, eles gravam o primeiro DVD e o CD “Ao Vivo em Uberlândia” e gostam tanto da cidade, que se mudam pra lá. Neste trabalho são apenas 3 músicas inéditas e 12 regravações, entre elas “Tem que ser você”, “Vida Boa”, “Sem Você”, Nova York, de Chrystian & Ralf, “Arapuca”, “Lembranças de Amor” e “Jogo da Vida”. CD e DVD ganham disco de diamante.

Versão espanhola

Em 2008 a gravadora sugere que eles gravem um disco em espanhol “Nada es Normal”. As canções ganham versões em espanhol e passam a se chamar “Recuerdos de Amor”, Amigo Apasionado”, “Nada Es Normal”, “Nada” e “Mariposas”, entre outras. Eles contam com a participação do produtor mexicano Aureo Baqueiro e do compositor Leonel Garcia.

A dupla de sucesso sai em turnê e passa pela Argentina, Bolívia, Equador, Venezuela, Uruguai[b], entre outros países da América Latina. O CD é um sucesso em terras latinas. Eles ainda fazem quatro shows nos [b]Estados Unidos para 5 mil pessoas.

Os frutos do sucesso

Depois desse trabalho, eles começam a gravar “Borboletas” que tem 12 faixas totalmente autorais. Victor é o grande compositor e Leo entra em parceria em três canções. Eles também criam os arranjos e produzem o disco. Entre as singles estão “Timidez”, “Tanta Solidão”, “Luz, Paixão, Rodeio”, Você Sabia e “Noite Estelar”. “Borboletas” que é o primeiro hit trabalhado é um sucesso e toca nas rádios do país todo. “Você sabia” também fica entre as 10 mais tocadas. Com “Nada Normal” não é diferente e a música figura na TOP 10. A dupla, mais uma vez, ganha disco de diamante.

Eles também produzem a música “Tem que Ser Você” em estúdio especialmente para a novela A Favorita, da Rede Globo que acaba entrando como faixa bônus no CD.

Além do universo sertanejo

Toda a versatilidade e diversidade de público da dupla em cima do palco rende um convite para participarem do festival de rock Planeta Atlântida, que acontece em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eles ainda participam do Festival de Verão de Salvador e Recife e do Lupaluna, em Curitiba.

Mais CD’s saindo do forno

Em 2009 eles lançam “Ao Vivo e em Cores” que é gravado em um mega show no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo com mais de 23 mil pessoas. Canções inéditas e grandes sucessos fazem parte deste trabalho. São elas “Borboletas”, “Estrela Cadente”, “Você sabia”, “Anunciação” e “Cavalo Enxuto”. A cantora Alcione participa da faixa “Deus e Eu no Sertão” e Renato Teixeira em “Vida Boa”. O produto já sai com 150 mil cópias vendidas e o CD ganha disco de platina e o DVD fica com o disco de platina duplo.

Em 2009, duas canções da dupla entram na novela global Paraíso, “Deus e Eu no Sertão” que vai para a abertura e "Nada Normal" que faz parte da trilha. “Deus e Eu no Sertão” embora já estivesse presente em outros CD, estoura por conta da novela e vai para o topo das paradas.

Em 2010, eles lançam o CD “Boa Sorte Pra Você” que tem produção de Guto Graça Mello e muitas inéditas. Gravado em Uberlândia, Victor compôs oito músicas e o álbum tem “Boa Sorte Pra você”, que é a música de trabalho, “Flor do Campo”, “Loura de Ouro” “Rios de Amor”, "Não Vá Pra Califórnia" (gravada no primeiro CD da dupla) “Retratos Rasgados”, do Roupa Nova e "Nascemos Pra Cantar" que fez muito sucesso nas vozes de Chitãozinho & Xororó.

Este trabalho também rende um DVD em estilo de documentário, o chamado “A História” e tem referências de música sertaneja e da gravação de “Boa Sorte Pra Você”.

E com tudo caminhando mais do que bem, a música “Rios de Amor” entra para a trilha sonora da novela Araguaia, da Rede Globo e eles são convidados para participar do projeto Emoções Sertanejas", interpretando "Jesus Cristo", canção de Roberto Carlos.

E ampliando as possibilidades, a dupla também participa da gravação do DVD “Xuxa Só Para Baixinhos 10”, da apresentadora Xuxa cantando a música “A Canção do Elefante” ao lado do filho de Leo.

Consolidação total

Em 2011 eles batem 3 milhões de vendas de CD’s e DVD’s. E é neste ano que chega às lojas o CD duplo “Amor de Alma” com 12 faixas, sendo oito inéditas escritas por Victor. Além das canções “Boteco de Esquina”, “Amor de Alma”, “Mal Resolvido” e “Sexy Yemanjá” de Pepeu Gomes e “Fuscão Preto”, que é das antigas. A cantora Paula Fernandes participa da música “Sonhos e Ilusões em Mim”. O disco é platina.

Ainda neste ano, a canção "Não Precisa" que Victor & Leo e Paula Fernandes cantam entra para a trilha sonora de Morde e Assopra, novela da Rede Globo.

Participações pra lá de especiais

Em 2012 chega às lojas o CD e DVD “Ao Vivo em Floripa”, gravado em Florianópolis (SC). Esse trabalho é recheado de participações: Chitãozinho & Xororó em “Boteco de Esquina”, “Fio de Cabelo” e “Beijo de Luz”, Gabriel Grossi, Haroldo Ferreti e Nando Reis em “Altas Horas”, Marciano em “Se eu Não Pude Te Esquecer”, Paula Fernandes em “Meu Eu em Você” e "Sonhos e Ilusões em Mim", Pepeu Gomes em “Sexy Yemanjá”, Thiaguinho em “Maluco” e Zezé di Camargo & Luciano em “Quando você Some”, além de “Não me Perdoei”, “Não Precisa”, “Amor de Alma” e “Lágrimas” e os sucessos “Fada”, “Borboleta”, “Vida Boa”, entre muitas outras. O CD que tem 17 faixas ganha disco de ouro e o DVD com 25 faixas e ganha disco de platina.

Ainda em 2012, a canção "Não Mais", do CD “Ao Vivo e em Cores” entra na trilha de Corações Feridos, novela do SBT.

De vento em popa

No ano seguinte, eles assinam com a Som Livre e lançam “Viva por Mim” . Gravado em estúdio, com muito romantismo eles incluem influências de rock, R&B e a Black Music. Este álbum é completamente inédito e das 13 faixas, oito são escritas por Leo, sendo duas com Victor e as outras quatro compostas só por Victor. Tem participação de Jorge & Mateus na canção “Guerreiro”, Bruno & Marrone em “Eu Vim Te Buscar” e Almir Sater em “Tudo bem”. A música “Tudo com você” é um dos grandes sucessos e a dupla mistura sertanejo com rock. Outras músicas são “Nem Sei”, “Viva Por Mim” e “Tudo com Você”.

“O Tempo Não Apaga” é sucesso logo na semana de lançamento e fica entre as mais tocadas[b] por algumas semanas. O [b]videclipe é lançado no programa dominical da Globo Fantástico e tem participação da atriz Carol Castro.

Na mesma vibe segue “Na Linha do Tempo” que fica dez semanas em primeiro lugar nas rádios e ganha até um videoclipe que conta a história de amor de um casal que se conhece na infância e depois de anos se reencontram em um show da dupla. O filme bate 500 mil visualizações na primeira semana. A canção

Em 2014, "Tudo com Você" entra na trilha da novela Alto Astral, da Rede Globo e "Eu Vim Pra Te Buscar"entra na novelinha teen Malhação, temporada 2014/2015.

Ainda neste ano, a Som Livre homenageia os artistas e lança o álbum “Perfil”, com os principais hits da carreira e mais duas inéditas: “Caminhos Diferentes” e “Como eu amei”.

Novo trabalho

E no começo deste ano (20015) a dupla grava ao vivo o 4 DVD da carreira, o “Irmãos” com canções inéditas e participações muito especiais. Henrique & Juliano cantam em “10 minutos longe de você”, Wesley Safadão em “Escuridão Iluminada”, Milionário & José Rico em “Estrada Vermelha”, Malta em “Anjo ou Fera” e tem ainda “Vamos Fugir” de Gilberto Gil, “Primeiros Erros” de Kiko Zambianchi e outras tantas autorais da dupla. A previsão de lançamento é em junho.

A música “10 minutos longe de você” é lançada e mistura o estilo pop rock de Victor e Leo com o arrocha romântico de Henrique & Juliano. O DVD promete surpreender.