BIOGRAFIA Zezé Di Camargo e Luciano

A história da dupla é conhecida não só pelos fãs, mas por todo mundo que prestigia o cinema nacional. É que a trajetória da família foi retratada no premiado filme 2 Filhos de Francisco. Ou seja, o caminho da zona rural de Goiás para o estrelato e a vida confortável na Beverly Hills brasileira (eles moram em Alphaville) não foi fácil. Seu Francisco sempre sonhou que dois de seus filhos se tornassem uma dupla, então ele era o maior incentivador. Nessa tentativa, Emival que fazia dupla com Mirosmar (Zezé) morre em um acidente na estrada, Zezé faz mais algumas tentativas de duplas, mas as coisas só decolam após ele começar a cantar com o irmão Welson David (Luciano). Já no primeiro CD eles gravam “É o Amor” e o Brasil canta a sua música. A cada CD lançado, a dupla vende mais de 1 milhão de cópias. Zezé di Camargo e Luciano são uma das principais duplas sertanejas do Brasil com um dos maiores cachês e mais de 150 shows por ano. Zezé também é um renomado compositor, a dupla já ganhou o Grammy Latino, teve livro lançado contando a sua história e fez cruzeiros que esgotavam todos os ingressos.

Vida em família

Em Pirenópolis, interior de Goiás, o pai é pedreiro e a mãe lavadeira e cozinheira. Francisco e Helena levam uma vida muito dura tendo que criar nove filhos. Mas Francisco é um homem persistente e não mede esforços para realizar o seu sonho, que é fazer com que dois de seus filhos formem uma dupla sertaneja de sucesso.

Aos 3 anos, Mirosmar (Zezé), o filho mais velho, ganha uma gaita de presente, depois uma sanfona e um violão para que ele possa se apresentar pela cidade com o seu irmão Emival, que são chamados de Camargo e Camarguinho. Em 1974 eles se mudam para Goiânia, terra onde as duplas acontecem. Eles vão morar em um barraco de dois cômodos e um dos filhos, o Wellington tem paralisia infantil e fica com sequela.

A carreira da dupla promete e eles seguem viajando por alguns estados e é em uma dessas viagens que eles sofrem um acidente e Emival morre. Zezé fica traumatizado, mas depois de algum tempo ele volta a lutar por esse sonho que agora também é seu. Ele então faz outras tentativas de duplas, chega a gravar LP’s, mas as coisas não acontecem. Zezé então se muda para São Paulo para tentar carreira solo. Ele grava dois discos, mas como cantor nada acontece. Muitas vezes é Ziú quem precisa pagar as contas. Mas Zezé faz sucesso como compositor. As músicas “Aconchego” e “Solidão” são gravadas por Leandro & Leonardo, “Foge de Mim” por Chitãozinho & Xororó e “Gostoso Pecado” pela dupla Chrystian e Ralf.

Nessa época Welson David (Luciano) ainda mora com os pais, mas adora cantar. Ele então aproveita a visita do irmão e se oferece para formarem uma dupla. Um mês depois, eles começam a ensaiar, criam o nome da dupla e, enfim, fecham com uma gravadora. Zezé compõe "É o Amor", consegue incluir no LP e distribui algumas fitas com a música para diversas rádios. Seu Francisco sai dando fichas para as pessoas ligarem e pedirem a canção. Em 15 dias "É o Amor" era a mais pedida da cidade. Ou seja, em 1991, a vida começa a sorrir para a família Camargo. O lançamento do primeiro disco coloca a dupla em primeiro lugar de norte a sul do país e eles vendem mais de 1 milhão de cópias. O melhor é que isso se repete sempre que eles lançam um novo álbum, recheado de composições de Zezé.

Discografia completa

* Em 1991 chega às lojas “Zezé di Camargo & Luciano - Volume 1” e além de “É o Amor”, outro hit que estoura é “Eu Te Amo”, versão da música “And I Love Her” sucesso dos The Beatles. A música, inclusive, entra na trilha sonora de Perigosas Peruas, novela da Rede Globo. Outros sucessos são: “Águas Passadas”, “Deus” e “Quem Sou Eu Sem Ela”.

* No ano seguinte, eles lançam o “Volume 2” e emplacam os hits "Coração Está Em Pedaços", "Muda de Vida", além de “Leva a Minha Timidez” e “Não Tem Jeito Não”.

* Em 1993 sai o “Volume 3” com os sucessos "Saudade Bandida", "Faz Mais Uma Vez Comigo", “Melhor que Antes”, “Vá Embora” e "Eu Só Penso Em Você", versão da música "Always on My Mind", do cantor Elvis Presley. Neste disco, o cantor americano Willie Nelson participa da faixa “Eu só penso em Você” e a música é tema da novela global Fera Ferida.

* Um ano depois o “Volume 4” chega ao mercado e, mais uma vez, eles emplacam diversos sucessos, como "Vem Cuidar de Mim", "Você Vai Ver", "Salva Meu Coração", "Foi a Primeira Vez", "Como Um Anjo" e "Tente Outra Vez", sucesso do cantor Raul Seixas. A canção “Foi a Primeira Vez” entra na trilha de Cara & Coroa, novela da Rede Globo.

* Ainda em 1994, eles lançam o primeiro disco da dupla em espanhol, que é chamado “Camargo & Luciano” e tem nove músicas em espanhol, "Pensando Solo En Ti", “Cambia de Vida”, “Dios”, Corazon en Soledad e mais três em português: "Tudo de Novo", "Faz Mais Uma Vez Comigo" e "Eu Só Penso em Você".

* Um ano depois sai o “Volume 5” e as faixas que mais se destacam são "Vem Ficar Comigo", "Menina Veneno", do cantor Ritchie, "Pão de Mel" e “Sem Medo de ser Feliz”. A canção “Foi a Primeira Vez” entra como faixa bônus deste trabalho e o single “Sem Medo de Ser Feliz” é selecionado para a trilha da novela O Rei do Gado.

* Em 1996, eles lançam o “Volume 6” e a dupla, novamente, é a mais tocada nas rádios com os sucessos "Quando a Gente Ama Demais", "Indiferença", "Vivendo Por Viver”, regravação de Roberto Carlos e "Preciso Ser Amado”.

* No ano seguinte, chega ao mercado fonográfico o “Volume 7” e os singles "Cada Volta é Um Recomeço", "Toma Juízo", "Meu Coração Só Quer Chorar", "É Minha Vida", "Hoje Eu Quero Te Amar" e "Felicidade, Que Saudade de Você" são os grandes destaques deste trabalho. Esta última canção, inclusive, entra na trilha da novela global Torre de Babel.

* Em 1998, o “Volume 8” emplaca "Dois Corações e Uma História", "Pra Não Pensar Em Você", e "Pior é Te Perder, além de "Deus Salve a América" e "Meu País". No mesmo ano, a dupla grava a música “Dois Amigos” com o cantor espanhol Julio Iglesias.

* No ano seguinte, o “Volume 9” vem com as canções "Pare!" que estoura nas rádios, além de "Será Que Foi Saudade" e "Amor Selvagem".

* Em 2000 chega às lojas o primeiro álbum ao vivo “Zezé di Camargo & Luciano – Ao Vivo” que é gravado durante um show, em São Paulo, da turnê "Zezé Di Camargo & Luciano 2000" em comemoração os 10 anos de carreira da dupla. O álbum é duplo e conta com diversos sucessos dos irmãos, como “É o Amor”, "Da Boca Pra Fora", "Mexe Que É Bom", “Pão de Mel”, “Pare”, “Coração está em Pedaços”, entre outros.

* Ainda no ano 2000, eles lançam o “Volume 10” e as músicas de destaque são "Tarde Demais", "Antes de Voltar Pra Casa", "Do Jeito Que a Moçada Gosta", "O Que é Que Eu Faço" e "Dou a Vida Por Um Beijo".

* Em 2001 é a vez do “Volume 11” com os sucessos "Passou Da Conta", "Nem Mais Uma Dúvida”, “Refém do Amor”, “Fala Sério” e uma clássica regravação gravada no DVD chamada "Bella Senz Anima".

* No ano seguinte, eles voltam a investir em um álbum em espanhol e lançam “Zezé Di Carmargo & Luciano em Espanhol”. No repertório, grandes sucessos da dupla e também do grupo Roupa Nova, como "Luz De Mi Mundo (Volta Pra Mim)" e "Mi Universo Eres Tu (Meu Universo É Você)", além de “Mi Niña Veneno”, “Basta” e “Doy La Vida por Um Beso”

* E ainda em 2002, a dupla lança o “Volume 12” e as músicas que mais se destacam são "Preciso de Um Tempo", "A Ferro e Fogo", "Balançou" e "Sufocado", versão de "Drowning", da banda Backstreet Boys.

* No ano seguinte é a vez do “Volume 13” com as canções "Pra Sempre", "Nosso Amor é Ouro", "Galera Felicidade", "Pra Mudar a Minha Vida" e "Eu Amo", além da clássica "Tristeza do Jeca", tema da novela Chocolate com Pimenta, da Rede Globo. A música "Nosso Amor é Ouro" também é escolhida para uma novela global e entra em Cabocla.

* Em 2003, a gravadora lança uma caixa especial chamada “Dois Corações e Uma História” que vem com 7 CDs e 100 músicas, além de um DVD extra com 14 videoclipes da dupla. O “presente” bate 20 milhões de cópias vendidas e os CDs também são vendidos separadamente.

* Já em 2005, chega às lojas o “Volume 14” com as canções "Fui Eu", do cantor José Augusto, "Fera Mansa", "Átomos" e "Foi". A música "Fera Mansa" entra para trilha sonora da novela global América.

* Em 2006, novamente a gravadora entra em cena e lança o box “15 Anos de Sucesso” com 3 CD’s, sendo um deles formado com a trilha sonora do filme “2 Filhos de Francisco” e o DVD “Ao Vivo Na Estrada”.

* Ainda em 2006 é a vez do “Volume 15”, que a partir de agora ganha um título e passa a se chamar “Diferente” e a música "Diz Pro Meu Olhar" é a mais tocada nas rádios. Neste trabalho, eles contam com as participações de Ivete Sangalo em “Amor que Fica”, Chico Buarque em “Minha História” e Silvinha Araújo em “How Can I Go On”, além de Luciano cantando na versão em português de “Hey Jude” com Zezé ao piano.

* Em 2007 sai a coletânea “Raridades” com registros de parcerias que fizeram com grandes artistas ao longo da carreira, como Daniel, Ivete Sangalo, Chitãozinho & Xororó, Ivete Sangalo, Sérgio Reis, Willie Nelson, Wanessa Camargo, Dominguinhos, Fagner, entre outros.

* Em 2008, é lançado “Zezé Di Camargo e Luciano” que conta com os sucessos "Faça Alguma Coisa", "O Que Vai Ser de Nós", "Não Quero Te Perder" e "Nóis Namora". A música "Faça Alguma Coisa" entra para trilha da novela Paraíso, da Rede Globo.

* No ano seguinte, é lançado o CD duplo e DVD “Duas Horas de Sucesso - Ao Vivo” que é gravado em São Paulo. O DVD e o CD trazem 22 músicas, incluindo todos os grandes sucessos e ainda mais quatro inéditas como "O Povo Fala", "Não Quero Te Perder", "Nunca Amei Assim" e "O Melhor é Dar Um Tempo".

* Em 2010, a dupla coloca no mercado o álbum “Double Face” que sai em formato duplo e o disco 1 é composto por canções inéditas, como “Tapa na Cara” e o 2 por regravações de clássicos da música sertaneja. Outras músicas em destaque são "Tão Linda e Tão Louca" e "Mentes Tão Bem", que entra na trilha de Araguaia.

* Em 2012, eles lançam o “Volume 18” e este álbum vem com 14 músicas, sendo 6 gravadas em estúdio e 8 do DVD ao vivo. "Sonho de Amor", sucesso de Patrícia Marx, é a primeira música a ser trabalha, depois vêm "Sou Seu Amor e Você é Minha Vida", "Labirinto", "Eu Tô Na Pista, Eu Tô Solteiro" e algumas regravações de moda de viola e clássicos da música sertaneja.

* No ano seguinte, chega às lojas o EP “Teorias”, com cinco músicas inéditas, entre elas “Teorias”, “Sucesso”, “Anormal”, “O Tempo é de Nós Dois” e “Quando Acordo com Você”.

* Em 2014, é a vez do álbum “Teorias de Raul” com quatro canções inéditas de Zezé, entre elas “Cumplicidade”, “Assim será o Amor” e “Amor que Alimenta”. O grupo Roupa Nova participa da canção “Depende” e o cantor Gusttavo Lima das faixas "Se For Para Judiar" que foi escrita por ele e "Do Outro Lado da Moeda", que foi gravada para o álbum do Gusttavo, o “Do Outro Lado da Moeda”. A primeira música de trabalho é "Flores em Vida" que faz tanto sucesso que ganha um CD e DVD com o nome dela.

* Para comemorar os 25 anos de carreira, os irmãos acabam de lançar ”Flores em Vida – Ao Vivo”, gravado no Citibank Hall (SP). O trabalho tem CD, CD Deluxe com 29 músicas e um DVD com 28 canções, entre elas “Flores Em Vida”, “Vem Ficar Comigo”, “É o Amor”, “Mentes tão Bem”, “Vida Bandida”, “A Ferro e Fogo”, “Pior É Te Perder” e “Sufocado”, música que está sendo trabalhada atualmente.

Versões em DVD

É em 2001 que Zezé di Camargo & Luciano se rendem a era do DVD. Esse projeto é feito ao vivo e conta com grandes sucessos da dupla, como "É O Amor", "Você Vai Ver", "Pão De Mel", "Indiferença", "Pra Não Pensar Em Você", "Pare!", "Mexe Que É Bom", além das inéditas "Antes de Voltar Pra Casa" e "Dou a Vida Por Um Beijo" e as regravações internacionais "Bella Senz'Anima" e "How Can I Go On" que conta com a participação especial de Sylvinha Araújo, além da canção instrumental “Fascinação”. O DVD, como já era de se esperar, é um sucesso.

E eles curtem tanto que em 2003 chega às lojas o “Ao Vivo na Estrada”, gravado em Recife (PE). Neste projeto estão as músicas de grande sucesso da dupla “A Ferro e Fogo”, “Eu Amo”, “Tarde Demais”, “Yesterday”, “Caruso”. Eles recebem disco de platina.

E para comemorar os 20 anos de carreira, em 2011, eles selecionam mais de 100 produtos com a marca "Zezé Di Camargo & Luciano - 20 Anos de Sucesso" para os fãs e lançam uma coletânea com 20 faixas mais um DVD com grandes sucessos e nove músicas inéditas, como "Mentes Tão Bem", “Fechou o Tempo, Meu Neném, meu Bebê, Minha vida, e Criação Divina, além de modões sertanejo e participação de Paula Fernandes na música "Criação Divina" e do maestro Eduardo Lages em "Em Algum Lugar do Passado".. O single “Sonho de Amor” já é hit nas rádios de todo o Brasil e “Mentes tão Bem” fica na lista das músicas mais tocadas de janeiro até maio.

Agora em 2015 sai o DVD “Flores em Vida – Ao Vivo” para comemorar os 25 anos de carreira e entre as 28 canções estão “Flores Em Vida”, “Vem Ficar Comigo”, “É o Amor”, “Mentes tão Bem”, “Vida Bandida”, “A Ferro e Fogo”, “Pior É te Perder e Sufocado”, música que está sendo trabalhada atualmente.

A dupla vai pro mar

Durante cinco anos (de 2009 a 2013), eles participaram do Projeto “Cruzeiro É o Amor” no navio Costa Mágica. Durante os quatro dias – o roteiro é Santos, Búzios a Ilha Bela - a dupla convive com os turistas que estão no navio e fazem cerca de três shows (um em cada noite). Em praticamente todos os anos, diversos famosos prestigiaram a dupla, entre eles Thaís Fersoza, Geovanna Tominaga, Fabiana Karla, Thiago Gagliasso, entre outros.

Encontro sertanejo

De 1995 a 1998, Zezé di Camargo & Luciano juntamente com Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo fazem um show para o especial de fim de ano da Rede Globo que se chama “Amigos”. Nele, os músicos trocam de parceiros e cantam canções uns dos outros. No final, todos cantam juntos. Eles também recebem convidados especiais, como Simone, Chrystian e Ralf, Gian e Giovani, João Paulo e Daniel, Daniela Mercury, Fabio Jr., Roberta Miranda e o locutor de rodeios Asa Branca. Em 1998, o show marca a despedida de Leandro, falecido naquele ano. A partir daí, o show recebe o nome de “Amigos & “Amigos”.

Carreira premiada

Em 2003, eles têm todo o talento reconhecido. Eles são reconhecidos pela Academia Brasileira de Letras como melhor dupla e o Grammy Latino como melhor álbum de música sertaneja com “Nosso Amor é Ouro”. Em 2006, eles ganham o Prêmio TIM de Música de Melhor Dupla de Canção Popular.

Além desses, o álbum “Double Face” vence o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Sertaneja. Em 2011, eles são vencedores da categoria de Melhor Dupla de Canção Popular do Prêmio da Música Brasileira.

A vida vira filme

E não é que a vida dos irmãos sertanejos vira filme! Em 2005 chega aos cinemas 2 Filhos de Francisco que conta a história da dupla. Em parceria com a produtora Conspiração Filmes e dirigido por Breno Silveira, os atores Márcio Kieling e Thiago Mendonça interpretaram os irmãos e Ângelo Antônio, o pai Francisco e Dira Paes, a mãe Helena. O filme retrata toda a história da família, dede a infância difícil até os dias de sucesso. Ele é assistido por mais de 5 milhões de pessoas e a música "No Dia Em Que Eu Saí de Casa" passa a ser cantada em todo o Brasil. Ela tinha sido gravada em 1995, mas só estourou agora.

O filme é indicado ao Prêmio Contigo de Cinema e leva quatro estatuetas: melhor filme do ano, melhor ator para Ângelo Antônio, melhor atriz para Dira Paes e melhor trilha sonora para Zezé Di Camargo e Caetano Veloso.

História em livros

Em 2010, a Editora Abril com o selo da Contigo! lança o livro "Dois Corações e Uma História", que conta a trajetória pessoal e profissional de Zezé e Luciano. A obra é escrita pela jornalista Fernanda Santos e tem uma coletânea de fotos, histórias emocionantes, depoimentos de artistas que convivem com a dupla e muita intimidade dos artistas já que eles acompanharam uma turnê da dupla.

Além deste livro, também tem “Simplesmente Helena” (Editora Planeta) em que a jornalista Carolina Kotscho entrevista toda a família de Zezé Di Camargo & Luciano e escreve a história da dupla sob o ponto de vista de Dona Helena. O livro é em primeira pessoa, ou seja, é a matriarca falando sobre a sua vida, desde a sua infância, o casamento e o auge dos filhos.

Drama familiar

E todo o luxo e a riqueza da família fez com que eles vivessem um drama que mexeu com toda a família. Um dos irmãos da dupla, o cantor gospel Wellington Camargo, foi sequestrado em 1998 e ficou 94 dias preso em um cativeiro, onde sofria agressões físicas e verbais. Ele que é cadeirante devido a uma poliomelite aos 2 anos teve um pedaço de sua orelha cortada para provarem que ele estava vivo e forçar a família a pagar o resgate milionário (de 5 milhões de dólares passaram para 300 mil dólares). Poucos dias após o pagamento do resgato, os 10 integrantes da quadrilha já estavam presos.