BIOGRAFIA Zone

A história de ZONE começa em 1997 em Sapporo, distrito de Hokkaido, através da Escola e Estúdio Runtime. O estúdio estava realizando um projeto de formação de uma banda, onde os integrantes iriam dançar, tocar e cantar.
Inicialmente, dentre todos os seus mais de 300 alunos, foram selecionados apenas oito garotas que se apresentavam dançando e cantando em rádios e festivais da região.


Um ano depois, o grupo se firmou com apenas quatro das oito integrantes originais, sendo elas, Miyu Nagase, Mizuho Saito, Maiko Sakae e Takayo Ookoshi.
Se apresentando em um festival em Sapporo, que conheceram seu produtor, o Tadayuki Ominami da Knockers Records, uma empresa do Grupo Sony. À partir daí começaram a se apresentar como ZONE.
Segundo elas o nome ZONE foi escolhido por representar a meta do grupo em toda sua amplitude, Z a última letra do alfabeto (representando o início da carreira) e One, número 1, como objetivo de escalarem o sucesso até o primeiro lugar.
Em 8 de fevereiro de 1999 laçaram seu primeiro single, Believe in Love. O single atingiu um certo sucesso, mas apenas como um grupo que dançava e cantava ao estilo de outros grupos, como o Speed.


A gigante Sony só se interessou mesmo pelo grupo, quando lançaram um vídeo onde pegavam seus instrumentos e tocavam enquanto cantavam. Idéia essa que foi dada por Tadayuki, que se baseou em uma extinta banda, o Kome Kome Club.
Já com a autorização da gravadora, em 7 de fevereiro de 2001 veio o segundo single Good Days, que atingiu um certo sucesso. Mas o grande estouro mesmo veio com seu terceiro single, Secret Base – Kimi ga Kureta Mono, lançado em 8 de agosto do mesmo ano, quando o mesmo foi usado em um comercial da Shiseido e também como música tema da novela Durama 'Kid´s War 3' da TBS.
O single atintiu um enorme sucesso e vendeu cerca de 600 mil cópias. Tal sucesso fez com que a banda chegasse ao segundo lugar no top Oricon.

Um ano depois, veio o primeiro álbum 'Z', seguido do sucesso do sexto single em 17 de julho de 2002, cuja música Hitoshizuku foi utilizada como tema japonês do desenho longa-metragem da Disney, A Era do Gelo.
Com o sétimo single, a banda mostrou sua versatilidade, lançando Akashi, com um som mais pesado e sendo um grande sucesso, sendo incluído, ao final de 2002, no segundo álbum O.
Já em 2003, veio o nono single True Blue, outro grande sucesso da banda, sendo escolhida como música tema do anime Astro Boy.
A banda fazia grande sucesso entre os nipônicos e já trabalhavam no próximo álbum N. Mas, no final de 2003, após a apresentação no festival Kouhaku Utagasen, foi anúnciado a saída da ex-líder Takayo que iria se dedicar aos estudos.
Tempos depois a banda chegou a noticiar um intervalo de suas atividades, que, segundo especulações, seria utilizado para adaptação e escolha de uma nova integrante, ou até para ensaios e rearranjo das canções para prosseguimento como um trio.
Uma semana depois da notícia, a mídia estranhou, quando em 6 de janeiro de 2004, Tomoka Nishimura, ex-integrante da formação inicial, saía do grupo Shuel's e retorna ao grupo no lugar de Takayo, lançando tempos depois, seu primeiro single com a banda foi 'Sotsugyou'.


Ainda em 2004, Miyu Nagase se lança num projeto pessoal como cantora solo, que lhe rendeu dois singles: 'Just 4 your Luv' e 'Snowy Love'.
Em fevereiro de 2005, veio o anúncio da separação. Não por diferenças artísticas, queda de popularidade ou diferenças pessoais, mas simplesmente porque Miyu resolvera se afastar para terminar os estudos, e devido a grande amizade entre elas, não queriam nem substitui-la nem continuar como trio.
Veio então o último single Egao Biyori, lançado em março, sendo seguido pelo último álbum E, o único disco duplo contendo em um cd uma coletânea dos melhores singles, e o segundo, com canções inéditas.
Em 1 de abril, elas realizaram a sua última apresentação juntas ao final da Spring Tour 2005 – No Need to Wait for Summer, no Nippon Budokan, onde tocaram a sua mais famosa música Secret Base num emocionante adeus.


Assim como está escrito na música Secret Base, após 10 anos, do lançamento desse single (Outubro de 2011), elas voltarão a fazer 2 shows no Akasaka BLITZ dias 14 e 15. Esse show será em pró às vítimas dos terremotos e tsunamis que devastaram o nordeste Japonês no dia 11 de Março de 2011.